Domingo, 13 de Agosto de 2006
A Ponte Romana de Vila Formosa é um monumento classificado, ( M.N . Dec. de 16 de Junho de 1910, D.G . 136 de 23 de Junho de 1910); encontra-se localizada perto de Chança (a minha terra), na EN 369 entre Ponte de Sôr e Alter do Chão.
Foi alvo de recuperação há pouco tempo. Tratando-se de monumento de elevado interesse arquitectónico e histórico, tenho dificuldade em perceber porque razão não se pensa (pelo menos) na possibilidade de ser retirarada ao transito, construindo uma nova ponte. Uma nova ponte custa muito dinheiro, mas os danos que o transito pesado vai causando na velhinha ponte romana, têm custos muito maiores.
De Amilcar Pereira a 26 de Julho de 2011 às 04:02
Passei a visitar essa ponte, na qual já não passava há alguns anos, no passado dia 10 e , não sendo técnico "nem sequer falando com eles" fiquei espantado com o que fizeram. Nos lados da ponte o que vi, além das pedras grandes, foi uma espécie de cimento a tapar as outras. Podem argumentar que se trata de uma "imitação" do concreto usado pelos romanos mas dúvido muito que eles abusassem do seu uso como o fizeram lá. Para mais, na parte de cima já se está a desfazer. Outra coisa que não concordo absolutamente nada foi o terem proibido o trânsito na ponte. Que a proíbam aos pesadosos, concordo plenamente e pecava mesmo por tardio, agora aos ligeiros... Depois de quase dois mil anos a suportar todo o tipo de tráfego, neste país do 8 ou 80 de um dia para o outro acabam com tudo. Que se veja, a ponte não ameaça ruína e por vezes as coisas estragam-se mais por falta de uso. Vai haver muita gente que não se vai dar ao trabalho de fazer o desvio para ver a ponte enquanto se lá pudesse passar sempre a apreciava alguma coisa...
Concordo com a ideia de manter o transito de ligeiros, aliás não sabia que tinham proibido transito na ponte...
Comentar post